EB1/JI de Oliveira S. Mateus, Braga: Magusto!

Os futuros Heróis da Fruta da EB1/JI de Oliveira S. Mateus de Braga, celebraram o magusto de uma forma muito divertida e partilharam connosco este dia tão diferente.


Vivas à brincadeira do Magusto pelos Mateusinhos – Heróis da Fruta

O Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições. Grupos de amigos e famílias dos Mateusinhos juntaram-se à volta de uma fogueira onde se assaram castanhas, fizeram brincadeiras, as crianças e adultos enfarruscam-se com as cinzas, cantaram-se canções alusivas à época festiva, entre outros jogos e diversões. A celebração do magusto esteve associada à leitura e exploração de várias atividades ao longo da semana no Jardim-de-infância de Oliveira S. Mateus, inclusive a lenda.

Com o intuito de tornar esta «Festa mais Saudável», aconselhados pelo projeto «Heróis da Fruta» elaborámos um miminho de culinária, com castanhas e frutos secos para distribuir pelos amigos nesse dia e sumo natural de laranja.

Ficámos felizes ao sensibilizar e motivar a comunidade escolar, mais uma vez, para a necessidade de tornarem mais saudáveis as comemorações de dias especiais, como este e de como esse desafio pode ser divertido e incrivelmente saboroso. 

Foi um dia diferente e delicioso. Não esquecemos também, na hora da refeição a sopinha de legumes tão saborosa e que todos os Mateusinhos apreciam!

Através de jogos simbólicos e brincadeiras no exterior da escola/JI as crianças observaram, imitaram, exploraram, manipularam, descobriram, construíram e inventaram atividades inovadoras e partilharam-nas com os amigos.

Enquanto profissionais, as educadoras consideram fundamental incluir nas suas planificações com as crianças momentos para “brincar” como estímulo da criatividade e da imaginação, ou seja, as brincadeiras trazem novas linguagens e ajudam as crianças a pensar. E se pensarmos que o mundo infantil está, de certa forma, entre a fantasia e a realidade, a celebração destas efemérides permitem-lhes “fantasiar a realidade” de uma forma criativa e têm um papel fundamental no seu processo de socialização.

É a brincar e a jogar que a criança aprende a comunicar, a relacionar-se com os outros e a adquirir um sentimento de pertença em relação ao grupo de amigos.








Também poderá gostar de: